Veja como é possível fazer marketing no Twitter

O Twitter é uma ferramenta indispensável ao marketing digital, pois, embora tenha menos seguidores do que redes como o Facebook, por exemplo, possui usuários mais assíduos e engajados – em outras palavras, possui um tráfego de melhor qualidade. Saiba como fazer marketing no Twitter.

Ultimamente, com as empresas cada vez mais presentes no Twitter, os usuários têm aproveitado para reclamar muito, pedir informações e, também, elogiar algumas marcas.

A estratégia de marketing no Twitter que mais tem sido bem sucedida é a daquelas empresas que se mostram mais acessíveis e dispostas a estabelecer diálogos com seus clientes, que buscam responder os usuários de forma rápida e procuram efetivamente solucionar problemas descritos por eles. A seguir, selecionamos 10 dicas valiosas de como fazer marketing utilizando o Twitter e ser bem sucedido.

10 dicas infalíveis para fazer marketing no Twitter!

1 Invista no Perfil

A primeira dica para fazer marketing no Twitter é investir no perfil da empresa no Twitter. A foto, a capa e o fundo são importantíssimos para identificar a marca e reforçar sua identidade visual. O ideal é que a empresa deixe isso com um profissional qualificado e capaz de fazer algo realmente original.

2 Encontre Seu Público

Depois disso, você deve encontrar seu público no Twitter. Poste coisas relevantes sobre sua empresa e seus produtos, siga perfis interessantes. Retuitar tweets relevantes também é uma boa forma de ser visto. Pode ser que, no começo, os seguidores demorem um pouco a aparecer, mas com um conteúdo de qualidade e criativo, em pouco tempo isso já não será mais problema.

Existem empresas que também entram nos diálogos a fim de divulgar seus produtos, mas de forma criativa – por exemplo, uma marca de xarope para tosse procura usuários que tenham mencionado estar com tosse e fazem um tweet usando o “@” desses usuários falando do xarope, mas de maneira diferente da abordagem usual.

3 Adeque sua linguagem ao meio

O Twitter é uma plataforma de diálogo, mais informal e rápida. Converse com seus clientes como se estivesse em uma conversa com seus amigos, utilize elementos como emoticons e hashtags – as empresas que fazem sucesso no Twitter normalmente utilizam essa técnica. Não seja formal demais e não tuíte anúncios publicitários. A ideia é escrever como se estivesse dialogando. Essa é uma técnica fundamental para fazer marketing no Twitter.

4 Responda rapidamente

Sempre que for mencionado por algum cliente, seja uma reclamação, um elogio, o que for, responda rapidamente e sempre usando o “@” da pessoa – isso aproxima a empresa do cliente e, sem dúvida, faz com que ele se sinta importante e valorizado pela marca. Seja sempre gentil e educado com seus clientes, mesmo em situações em que eles estejam descontrolados.

5 Cuidado com a ortografia!

No Twitter é permitido usar abreviações e uma linguagem mais solta, entretanto, não precisa assassinar as regras de português ao fazer marketing no Twitter. O mais indicado é que a ferramenta seja administrada por um profissional qualificado e que tenha pleno domínio do idioma e da ferramenta.

6 Evite que a discussão se estenda na timeline

Em situações nas quais os clientes estão fazendo alguma reclamação – o que é muito comum – faça o possível para contornar a situação, responda ao cliente pedindo para que ele siga o perfil da empresa e, então, continuem conversando por DM(Direct messages).

Nunca deixe um cliente sem resposta e evite que a discussão se estenda na timeline e esteja visível a todos, pois isso pode atrair mais pessoas com problemas para reclamarem também – e isso não fica nada legal para empresa, não é mesmo? Por isso, tente resolver todos os problemas de maneira discreta, sem fazer muito alarde.

7 Resolva de verdade os problemas de seus clientes

As empresas que resolvem os problemas apontados por seus clientes no Twitter ganham confiança e fazem sucesso na rede. Aliás, o Twitter tem sido apontado como a melhor forma de resolver problemas, pois quase todas as empresas atendem de imediato às queixas de seus clientes. Use o marketing no Twitter dessa forma também!

8 Faça divulgação

Divulgue o Twitter da empresa em sites, outras redes sociais, materiais publicitários e onde for possível. Quanto mais gente souber da existência do Twitter da empresa, mais chances de ser seguido ele tem.

9 Postar Conteúdos Relevantes

Faça postagens com frequência, mas lembre-se, sempre com conteúdos relevantes e que estejam relacionados a empresas e seus produtos. Existem ferramentas que permitem programar postagens, ou seja, não tem desculpa para deixar o perfil abandonado.

10 Faça postagem de imagens

Poste fotos da empresa, dos produtos, com clientes. Essa prática é bem vista entre os usuários e dá mais realidade ao perfil.

O marketing no Twitter é muito eficaz. Invista!

Adicionar comentário