Veja 10 dicas para criar um bom conteúdo para blog

Hoje em dia, todo mundo quer conquistar seu espaço e ganhar dinheiro online. A internet é construída com conteúdo e isso é o que o usuário busca quando se conecta na rede. Através de táticas especiais, é possível desenvolver conteúdo para blog que atende as necessidades dos usuários e aumenta a audiência.

Caso você veicule anúncios em seu blog ou site, o aumento de audiência significa um aumento de renda. Neste artigo você vai aprender a criar um conteúdo para blog profissional.

10 dicas de como criar um conteúdo para blog profissional e mantê-lo atraente para os usuários

1. Escolha a melhor plataforma

Existem várias formas de construir o seu  blog com conteúdo profissional, mas aquela que é considerada a mais fácil e rápida é utilizar o sistema WordPress. Depois de adquirir o seu domínio e contratar um serviço de hospedagem, o WordPress facilita o processo de publicação deixando todos os detalhes mais complicados de lado. O seu foco fica restrito a escrever e organizar o seu conteúdo.

2. Crie um cronograma

Qualquer projeto, independente do tamanho, precisa de um cronograma. Elabore um cronograma de longo prazo que contemple as principais etapas pelas quais o seu blog precisa passar até estar pronto. Depois de terminar de ler todas estas dicas de como criar um blog com conteúdo profissional, dedique atenção especial a elaborar um cronograma que as contemple.

3. Busque referências

Para criar um conteúdo para blog de sucesso, é importante buscar o que já está sendo feito na internet dentro da área que você está buscando. Não se trata de copiar a concorrência, apenas de saber o que está sendo feito e trabalhar um conteúdo competitivo. Tente criar um conteúdo que o concorrente não esteja fazendo.

4. Comece a escrever

Escrever pode parecer uma dica óbvia, mas é importante dedicar toda a sua atenção a isso. Com base no que você descobriu ao buscar referências e no que manda o seu cronograma, comece a escrever um primeiro lote de posts, porém não os publique ainda. Aproveite para buscar informações sobre técnicas de SEO para que o seu conteúdo seja facilmente encontrado no Google e em outros sistemas de buscas.

5. Agende as suas publicações

Depois de escrever um primeiro lote de textos, você deve voltar o seu olhar para o cronograma e agendá-lo de forma que você consiga cobrir uma semana ou até um mês. Assim, você consegue manter o seu blog atualizado todos os dias sem precisar mexer nele sempre.

6. Arrase no visual

Procure layouts e templates com visuais que você considere atraentes e relacionados ao perfil do seu blog. A instalação deles é simples e não requer conhecimentos avançados da plataforma. Através de sites de buscas, é possível encontrar vários layouts e templates para download, contando inclusive com a possibilidade de visualizá-los de maneira prévia em seu próprio blog.

7. Faça networking

Criar conteúdo para blog e ganhar dinheiro com ele significa torná-lo conhecido. Para isso, é importante entrar em contato com outros blogueiros e donos de sites para criar uma rede de contatos. Através do relacionamento com outros profissionais de conteúdo, você pode aprender bastante sobre como melhorar o seu blog. Quando o seu blog já estiver bem abastecido de conteúdo, considere realizar trocas de posts com outros blogueiros, criando os chamados guest posts.

8. Introduza publicidade

A melhor forma de ganhar dinheiro com o seu blog é introduzindo anúncios publicitários. Usando serviços como o Google AdSense, é possível ingressar em um programa de anúncios que realiza todo o trabalho para você. Por conta disso, é importante categorizar corretamente o seu blog para receber sempre anúncios relevantes aos seus usuários e maximizar os ganhos.

9. Integre as redes sociais

Crie um perfil no Twitter para o seu blog e uma página no Facebook. Usando serviços como o NetworkedBlogs ou o Twitterfeed, é possível publicar automaticamente nestas redes sociais assim que um novo post entrar em seu blog. Dedique atenção especial a outras redes sociais, dependendo do perfil do seu blog, como Google+, Pinterest, LinkedIn, entre outras.

10. Mantenha o seu blog

O ponto mais importante durante o desenvolvimento conteúdo para blog é mantê-lo atualizado regularmente e em plena evolução. Neste ponto, o seu blog está pronto e resta ao autor mantê-lo e estudar a evolução do seu público para caminhar junto desta evolução para que o blog fique cada vez mais profissional e interessante.

 

Adicionar comentário