Descubra 10 maneiras de como fazer email marketing

Entre os principais desafios de um empreendimento online, a comunicação com os clientes com certeza encabeçará sua lista de preocupações, e essa comunicação precisa ir além das perguntas e respostas nos comentários ou da administração das redes sociais. É por isso que é muito importante saber como fazer email marketing.

Não é só sair enviando e-mails aleatoriamente, lotando caixas de e-mails e, consequentemente, caindo na caixa de spam. É preciso ser inteligente, e usar a eficiência de como fazer email marketing para conseguir conversar de maneira certeira com seu público.

10 dicas para de como fazer email marketing.

01 – Não seja chato

A primeira dica de como fazer email marketing é que seu email marketing deve ir para quem tem interesse. Portanto, em hipótese alguma compre listas de emails para conseguir um mailing. Melhor mandar para poucas pessoas interessadas do que para um monte de gente e ser inconveniente.

02 – Converse, não venda

Seja pessoal com seus clientes. Se ele autorizou o envio de emails, significa que ele gosta dos seus produtos. Use uma linguagem que ele está habituado, e se torne parte do mundo dele. É mais fácil comprar de um companheiro do que de um vendedor.

03 – Capriche na chamada do seu e-mail

Atiçar a curiosidade é o mínimo necessário para motivar seu cliente a ler o que você tem a dizer. Portanto, para saber como email marketing de sucesso, é importante despertar a curiosidade do seu público.

04 – Fuja da caixa de spam

Saiba a diferença entre ser frequente e ser inconveniente. Não mande mais do que dois e-mails diários – e isso, em situações de promoções realmente vantajosas para o seu cliente. Na maioria dos casos, um e-mail diário ou até um a cada dois dias já cumpre bem sua função.

05 – Seja objetivo – não dê voltas

Fale o que precisa ser falado de maneira direta. Fazer uma piadinha até pode, mas escrever uma carta de 1000 caracteres antes de apresentar vantagens é uma furada.

06 – Abra um caminho direto de contato

Para se tornar um amigo de seus clientes, é preciso haver troca de informações. Se só você fala, sua comunicação acaba se tornando um monólogo. Incentive seus clientes a participarem do seu site e a contribuírem para a melhoria da sua comunicação. Quando eles sentirem que fazem parte do seu negócio, você terá ganhado o coração deles, e esse é o melhor caminho para chegar ao bolso.

07 – O mundo não gira ao seu redor. Não seja egocêntrico

Sabe qual a promessa mais genuína que uma marca pode fazer a seus clientes? Conseguir valorizar o que eles têm de melhor. Então, não seja prepotente a ponto de falar só de você. Seus clientes estão recebendo e-mail para serem servidos, não para servir. Mostre que você é o amigo que compartilha experiências, não o que só conta suas aventuras.

08 – Seus clientes já estão em uma lista, faça deles VIPs

Mostre o tempo todo como é importante saber que seus leitores estão dispostos a lerem o que você tem a dizer. Coloque-os em primeiro lugar o tempo todo. Sua loja vai ter uma promoção? Avise-os de antemão. Os negócios estão meio parados? Faça uma promoção para quem é cadastrado. Eles são o seu público, e eles precisam sempre ganhar alguma coisa.

09 – Seja o cara que todo mundo gosta de ouvir

Não se torne chato com o tempo. Renove seu conteúdo, traga assuntos interessantes que vão além de chamadas varejistas e promessas comerciais. Tenha o que falar e sempre mescle isso com seus produtos. Una o útil – informações – ao agradável – promoções.

10 – Faça e-mails leves

Essa é a dica de ouro. E-mails pesados lotarão facilmente a caixa de entrada, e o filtro de e-mail o considerará spam. Além disso, se alguém recebe um e-mail e não consegue abrir, com certeza será excluído.

Talvez possa parecer estranho a princípio seguir essas 10 dicas listadas acima de como fazer email marketing. Então, aqui vai uma extra: comece aos poucos. Tente melhorar o que você faz a cada dia. Estando sempre incomodado para produzir algo melhor, será mais fácil ganhar clientes fiéis e lucros sólidos.

Adicionar comentário